quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Um país se faz com homens e livros

O título acima é uma citação de um dos mais ilustres escritores brasileiros: Monteiro Lobato. A literatura infantil no Brasil antes de Lobato só podia contar com escritores estrangeiros. O autor de Reinações de Narizinho foi o primeiro a se preocupar aqui com o universo que existe em cada criança. E também com o futuro delas como leitores e escritores. As histórias de Lobato fomentam a imaginação, a fantasia, o sonho e é desse material principalmente que se faz a arte.
Monteiro Lobato é do tempo em que as pessoas se reuniam à noite para discutir e compartilhar leituras de livros, música, teatro. Eram os saraus. Que coisa boa visitar os amigos, reunir-se socialmente e ainda ouvir música ao piano, poemas sendo recitados, trechos da ópera ou do último romance lidos ou comentados por um dos convivas! E ainda dançar, comer e beber!
Hoje não temos mais saraus como esses, mas podemos manter, pelo menos virtualmente, a essência deles: o encanto e a magia oferecidos pela arte. A proposta desse blog é fazer um grande sarau, de que todos os amantes da arte possam participar e virtualmente vivenciar o encantamento cultural de outrora.
Sempre que lemos um bom livro ou assistimos a um filme incrível, por exemplo, queremos falar sobre isso, dividir essa vivência e a nossa admiração pela obra em questão. Se você tem uma experiência marcante de leitura para compartilhar, o espaço para isso é aqui. Espere o convite e poste seu texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário